sábado, 14 de março de 2009

Os 7 mandamentos de um bom Líder

Ele é um ótimo chefe, dá gosto trabalhar aqui. Será que esta afirmativa pode ser aplicada a você?

Esses são os 7 mandamentos que consegui compilar após anos e anos observando e analisando as atitudes de meus Gerentes, Coordenadores, Diretores, e Chefes. Atualmente aplico os mandamentos para ser um bom Líder dentro da minha empresa.

1º mandamento – Não use a força. Sabemos que quanto maior o poder que uma pessoa detém em suas mãos, maior é a tentação de usá-lo. Embora pareça este o caminho mais fácil de conseguir que as coisas sejam feitas, isso não é verdade, pois vários são os motivos que afetam a conduta humana. O emprego da força é sempre uma confissão de fraqueza. Se você usa a força para conseguir algo, você falhou como Líder. Você está empurrando seus subordinados e não os conduzindo. O Líder autoritário, mandão irritado, além de ser detestado pelos empregados é um desestímulo à sua atuação.

2º mandamento – Controle seu temperamento. Não existe nada pior que um Líder explosivo. Aquele que se encoleriza por qualquer coisinha. Tal atitude, além de afastar os empregados de si, torna o ambiente intranquilo, carregado, levando ao descontentamento e à queda de produtividade. Quem dirige pessoas não pode nunca se deixar dominar pelo temperamento, pois a cortesia, o respeito, a educação, devem ser a tônica do relacionamento líder-subordinado. Acima de tudo, evite tomar decisões nos momentos de raiva, pois isso diminuirá seus riscos de cometer injustiças das quais se arrependerá mais tarde. Mesmo quando for necessária uma decisão um pouco mais drástica, procure dominar-se e conversar.

3º mandamento – Aprecie e elogie. As pessoas de um modo geral necessitam de demonstrações de estima e consideração para se sentirem realmente prestigiadas. Eis porque o elogio talvez seja o mais poderoso instrumento de estímulo e motivação ao seu dispor. Trate seus subordinados como pessoas importantes e eles lhe retribuirão parte constante de suas rotinas diárias. Procure sempre, nos seus empregados, qualidade dignas de serem elogiadas e faça isso com o mesmo empenho que você procura possíveis erros. Esta é, inegavelmente, a melhor maneira de conseguir que as pessoas façam o que desejamos com boa vontade e perfeição.

4º mandamento – Não castigue, recompense. Existem Líderes que aplicam castigos a seus subordinados, como se eles fossem crianças. “Fulano, é a décima vez que você chega atrasado. Esta atrasado será descontado de seu salário”. “Sicrano, já falei mil vezes para não esquecer o uniforme, vou cortar o seu ponto da próxima vez que isso acontecer”. Esse tipo de castigo só irá dificultar o seu relacionamento com os subordinados. Ao invés de punir, por que não ensinar? Não fale de penalidades com eles. Mostre as vantagens e benefícios que terão, obedecendo às normas e fazendo um bom trabalho.

5º mandamento – Critique com tato. O ruim das críticas é que todos nós gostamos de fazê-las, mas não suportamos se alvo delas. Esta regra vale para todo mundo, inclusive para o Líder. Uma crítica mal feita poderá lhe acarretar um inimigo, levando-o muitas vezes a perder um excelente colaborador. Pense duas vezes antes de criticar alguém e, se o fizer, tenha cuidado para não ferir seu orgulho. A melhor forma de criticar é a indireta, indiscriminada, dirigida ao grupo ao qual o subordinado pertence. Mas, cuidado, se ela for demasiado óbvia e demonstrar para que seja dirigida, essa é a melhor maneira de angariar para si o ódio e o ressentimento. Quando houver necessidade de censurar ou advertir alguém, faça num lugar discreto e critique polidamente e, mesmo durante a crítica, procure enaltecer também suas qualidades. As pessoas aceitam as críticas quando sabem que suas qualidades são reconhecidas.

6º mandamento – Saiba ouvir. Em geral, um bom Líder é sempre um bom ouvinte. Todos gostam de dar suas opiniões, principalmente para os superiores. Aquele que sabe ouvir e analisar opiniões será sempre um Líder bem informado, ciente de todos os acontecimentos que poderão afetar os negócios da empresa. Encoraje sua equipe a falar com você e, principalmente, nunca dê uma punição, sem antes ouvir. Seus subordinados aceitarão qualquer decisão com maior boa vontade se seus pontos de vista forem levados em consideração.

7º mandamento – Considere os interesses de seus subordinados. Nada conquista mais rapidamente sua equipe do que saber que você defende seus interesses. Quando algum de seus subordinados fizer um bom trabalho, faça com que ele receba os méritos. Quando demonstrar habilidades especiais, esforce-se para conseguir-lhe uma posição melhor. Esteja atento para a saúde e segurança de sua equipe. Quanto mais seus subordinados se sentirem respeitados, prestigiados, e tratados com a devida consideração, mais cooperarão com você e com a empresa. Finalmente, ofereça-lhes, sempre que possível, uma prova de seu reconhecimento pela dedicação e amor ao trabalho, não deixando, por exemplo, de cumprimentá-los pele aniversário ou patrocinando uma festa de confraternização de fim do ano.

Nenhum comentário: