terça-feira, 12 de agosto de 2008

Depois dizem que é só no Brasil...

Franceses fazem downloads ilegais de 10 mi de filmes por mês

PARIS (Reuters) - Um estudo divulgado nesta quarta-feira indica que os cinéfilos franceses vêm fazendo downloads ilegais de pelo menos tantos filmes quanto pagam para assistir nos cinemas.

O Alpa, grupo da indústria cinematográfica que combate a pirataria audiovisual, encomendou o estudo para traçar uma comparação entre o número de filmes baixados da Internet através de tecnologia peer-to-peer e o número de ingressos de cinema vendidos.

De acordo com o estudo, pessoas na França baixaram ilegalmente mais de 13,5 milhões de filmes em maio, enquanto o Centro Nacional de Cinematografia registrou a venda de 12,2 milhões de ingressos de cinema nesse mês.

"Trata-se de um fenômeno de grande peso que pode colocar em risco o cinema e a indústria do audiovisual", disse ao jornal francês Le Figaro um representante do Alpa, Frederic Delacroix.

De acordo com o estudo, mais de 10 milhões de filmes, em média, são baixados ilegalmente por mês na França. O número chegou a 16,6 milhões em dezembro do ano passado.

Dos filmes que são baixados ilegalmente na França, 66% são norte-americanos. O segundo lugar na preferência é para os filmes franceses – 19%. O filme de ação e fantasia "Transformers" foi o mais procurado pelos piratas dos downloads: 3,7 milhões de cópias foram baixadas ilegalmente desde outubro de 2007.

As pesquisas ainda não mostraram o impacto econômico sobre a indústria cinematográfica dos downloads ilegais, mas as vendas de DVDs vêm caindo na França.

Um comentário:

Asclê Junior disse...

A população francesa é multirracial... portanto, a evolução social é dirigida pela origem e descendência de determinado grupo de cidadãos e não pelo fato de serem todos franceses.

Como é no Brasil, mas a diferença que aqui impera a mistura regional oriunda da migração e lá da mistura racial oriunda da imigração.

Abraços,


Asclê