sábado, 27 de setembro de 2008

O que é melhor para uma carreira de TI?

Generalista ou Especialista: o que é melhor para uma carreira na área de TI?

A maioria de nós tem ambições de crescimento na carreira: maiores responsabilidades, melhores salários, trabalhar por conta própria, fazer parte da “nata” que ocupa as melhores posições disponíveis no mercado, liderar outros profissionais, ser reconhecido por nosso conhecimento e talento.

Em momentos como o que vivemos hoje, de aquecimento do mercado, aumenta também a exigência em termos de qualificações. Torna-se então fundamental, entender no que as pessoas estão apostando para progredirem profissionalmente. Afinal, a demanda por bons profissionais de TI, no Brasil e no mundo, cresce e chega a exceder a oferta , e isso significa oportunidades para pessoas que querem “mexer” na sua carreira. O caminho escolhido, no entanto, vai ser determinante para o futuro.

Uma das decisões que envolvem maior risco é a que define a orientação da carreira pela especialização (alguma tecnologia, métodos que requerem conhecimentos específicos, temas complexos que poucos conseguem entender) ou por uma visão generalista (capacidade de gerenciar e coordenar operações e pessoas, concentrar-se na estratégia, saber pouco sobre muitas coisas).

Embora à primeira vista os generalistas pareçam ter alguma vantagem (em geral são os “chefes”), suas posições são tipicamente mais instáveis, há muita gente “de olho” nos seus cargos, e precisam ser hábeis negociadores para manter uma boa posição. Alguns especialistas vivem momentos de glória, quando seu conhecimento é comprado a peso de ouro por integradores de sistemas ou empresas usuárias de determinadas tecnologias.

Além disso, há a questão do DNA: nossas células carregam um perfil que, em geral, apresenta atributos difíceis de mudar, e que nos caracterizam como pessoas e como profissionais. Ou seja, não é só uma questão de querer, é também buscar o auto-conhecimento no sentido de determinar o que cada um faz de melhor, e como tirar proveito desse fato.

Qual a sua visão sobre a relação carreira em TI X perfil profissional?

Nenhum comentário: