sábado, 28 de fevereiro de 2009

Segurança do prestador de serviço!

Longe de São Paulo, em Brasília, mais precisamente no setor Sudoeste, ouvindo os sambas, e aproveitando com a digníssima e com a Sogra o feriado do carnaval para uma parada, decidi não usar o notebook durante o mesmo. Chegou à quarta feira (ingrata) e decidi acessar e-mails e dar uma passada pelos sites que costumo visitar e me atualizar com as notícias. A ligação é precária, falo mal da operadora que me prometeu um excelente serviço em todo o Brasil onde ela tem cobertura. Deve ser também (não descarto a operadora) essa Internet maluca no tráfego.

Acesso hoje e vejo a notícia de incêndio parcial no Data Center da prestadora de serviço de vários provedores de acesso, e sites de importante empresas. Simples: começou um incêndio na sala dos equipamentos de ar condicionado e por segurança a energia do prédio foi cortada. (Será que os geradores começaram a funcionar?)

Bem, não sei qual é o SLA contratado pela empresas, espero que exista e espero que tenha sido cumprido.

Eu só sei que fiquei sem as notícias do site. Poderia ser pior, poderia ter ficado sem realizar o negócio da minha vida. Certo?

Este fato nos ajuda a lembrar que: desastres acontecem e que as ameaças existem! Quer queiramos aceitar ou não.

Quando trabalhamos com contingência, pensamos logo na probabilidade de uma situação acontecer. Qual a probabilidade disto acontecer? É uma pergunta que fazemos ou que nos chega. Esta não á a pergunta correta. A pergunta correta é: e se isto acontecer? A questão da probabilidade vai nos ajudar na priorização das ações a serem implementadas.

Aproveitando o ensejo, em minhas idas a São Paulo, pude verificar e conhecer que em Alphaville, bem acima de vários prédios de prestadores de serviços de TI existe uma rota de helicópteros. Acho bom cada responsável por Data Center olhar para cima! Para pedir a proteção divina e para se certificar que no seu caso não existe rota de qualquer elemento voador fabricado pelo homem!

Nenhum comentário: